1-PLANO DE AULA: Língua Portuguesa
2- TEMA: ANALISANDO POEMA UTILIZANDO MÍDIAS E HIPERTEXTO
2- TEMA: ANALISANDO POEMA UTILIZANDO MÍDIAS E HIPERTEXTO
3- PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Médio da Escola Renato Pinheiro Conduru.
4- OBJETIVO GERAL:
. Levar os alunos a ler, compreender e interpretar o sentido geral do texto, utilizando-se dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Interpretar o poema, considerando as possíveis interpretações dada às palavra “LÍNGUA” e “LINGUAGEM” no contexto do poema;
• Pesquisar, através das palavras linkadas no poema o significado das palavras língua e linguagem
• Relacionar o sentido do texto lido às situações de linguagem apresentadas no vídeo;
*Construir um painel sintetizando o conteúdo trabalhado.
Aula de Português
4- OBJETIVO GERAL:
. Levar os alunos a ler, compreender e interpretar o sentido geral do texto, utilizando-se dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Interpretar o poema, considerando as possíveis interpretações dada às palavra “LÍNGUA” e “LINGUAGEM” no contexto do poema;
• Pesquisar, através das palavras linkadas no poema o significado das palavras língua e linguagem
• Relacionar o sentido do texto lido às situações de linguagem apresentadas no vídeo;
*Construir um painel sintetizando o conteúdo trabalhado.
Aula de Português
Carlos Drummond de Andrade
A linguagem
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras ,
sabe lá o que ela quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.
O português são dois; o outro, mistério.
6 – DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES:
-Leitura oral do poema;
-Interpretação oral;
-visita aos sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem, e revistabrasil.org/revista/artigos/crise.htm;
-Apresentação dos conceitos das palavras linkadas, feita pelos alunos;
-Estudo das palavras linkadas, e outras destacadas no texto, sistematizado pelo professor;
-Apresentação do vídeo “Narradores de Javé”;
-Discussão oral sobre o filme;
-Montar um painel sobre o tema/poema.
7 - RECURSOS METODOLÓGICOS:
• - Computador;
• - Internet;
• - Data Show;
• - Lousa.
• - Material do aluno: caderno, caneta, lápis, pincel atômico, papel 40 kg, papel colorido, cola, etc.
8 – AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados durante todas as etapas da aula, aproveitando todas as situações de aprendizagem. Haverá aplicação de teste analítico/discursivo, postado no blog, e avaliação na confecção do painel sobre o tema.
O poema Aula de Português, de Carlos Drummond de Andrade, é a pedra no caminho de todos nós educadores, uma realidade que teima em se mostrar :a distância entre a escola e a realidade, entre o que se faz e aquilo que o mundo exige para além dos muros escolares.A escola vive todas as contradições do mundo moderno:polemiza entre as notas e a flexibilidade ,entre o sitema atual e a qualidade necessária,entre a linguagem culta e o saber se virar.Em meio a tudo isto o sistema de avaliação que debate-se entre as notas excludentes e a falta de qualidade necessária.As inquietações instaurarm-se em vários "pensares ', vamos discutir,polemizar,inquietar-nos também...Sigamos o exemplo do Mestre e buscar não a passividade,mas a inquietação daquelas palavras que:"atropelam-me,aturdem-me,sequestram-me"
ResponderExcluirautor desconhecido